Luigi’s Mansion 3 é uma comédia de palhaçada perfeitamente boba

A maioria dos protagonistas de videogames caminha com um propósito. Nathan Drake tem uma certa arrogância enquanto passeia pelos túmulos antigos, enquanto Leon Kennedy se mantém com a confiança de um profissional treinado em meio aos horrores de uma infestação de zumbis. Luigi não é assim. O irmão atrapalhado de Mario está sempre um pouco tenso, e isso nunca foi tão aparente quanto na Mansão 3 de Luigi , que será lançada hoje, 31 de outubro, no Nintendo Switch. Luigi estremece enquanto caminha por corredores mal iluminados e abre portas sem grande quantidade de ansiedade. Quando ele corre, ele se move tão rápido que sua cabeça fica para trás, como em um desenho animado de Looney Tunes. Ele não é remotamente corajoso – e é isso que torna o jogo tão hilário.

Luigi’s Mansion 3 faz parte de uma rara geração de jogos de comédia palhaçada, juntando-se a gente como a ridícula Octodad. Seu humor não vem de textos espirituosos ou de grandes piadas; é divertido exclusivamente porque é divertido ver Luigi sofrer. Como o nome indica, este é tecnicamente o terceiro jogo da (Luigi)‘s Mansion, embora seja uma peça independente, não a conclusão de uma grande trilogia. No início, Luigi e seus amigos estão viajando para um lindo hotel para passar um tempo de férias, antes – muito rapidamente – todos os outros serem sequestrados por fantasmas, e o prédio é transformado em uma casa assombrada surpreendentemente encantadora. Naturalmente, sua busca passa a salvar seus amigos e restaurar as coisas ao normal.

Mansão Luigi 3

O hotel é como uma versão familiar da mansão Resident Evil. Está cheio de caminhos secretos e portas trancadas, e cada andar tem um tema diferente; um é uma estufa, por exemplo, enquanto outro tem uma vibe do Medieval Times. Para salvar seus amigos, Luigi tem que lidar com fantasmas enquanto encontra botões de elevador que o levam a novos andares, onde ele pode continuar a explorar.

O que torna o jogo tão agradável é a fisicalidade. Para capturar um fantasma, você primeiro precisa piscar com luz e depois se manter firme enquanto ele tenta escapar do vácuo. Após pegar uma pela cauda, ​​você pode girá-la e esmagar a sala. É incrivelmente gratificante, e a física do jogo torna as coisas ainda mais divertidas. Praticamente todos os objetos com os quais você entra em contato podem se mover; Luigi pode esbarrar em uma mesa, sacudindo a comida cuidadosamente por cima e usar o aspirador de pó para sugar lençóis de uma cama ou cortinas de uma janela. Às vezes, isso descobrirá segredos; outras vezes, é divertido fazer uma bagunça.

A grande adição a este jogo é um segundo personagem incrivelmente assustador chamado Gooigi. É basicamente o que Luigi seria se ele fosse feito de gelatina verde. A qualquer momento, você pode trocar entre os dois – Luigi fica mole quando você faz, o que é muito perturbador – e cada um tem habilidades diferentes. Gooigi pode deslizar entre portões de metal e esgotos, mas também se dissolve instantaneamente em contato com a água. A maioria dos quebra-cabeças envolve alternar entre os dois de alguma maneira.

Mansão Luigi 3

Gooigi à parte, grande parte do jogo é semelhante ao seu antecessor. O que torna a Mansão 3 de Luigi diferente – e significativamente mais agradável – são os detalhes menores. Há um certo nível de polimento da Nintendo que faltam entradas anteriores. Isso inclui tudo, desde a sensação pesada de jogar um fantasma em uma parede até as animações sutis, quando Luigi é assustado por um rato ou confrontado com uma parede de espinhos. Muito do charme e humor do jogo vem desses momentos. As lutas contra chefes são uma alegria particular; quando estava sendo perseguido por um piano assombrado pelo fantasma de um compositor morto, não conseguia parar de sorrir.

Existem algumas ressalvas. Por exemplo, os controles podem ser difíceis e complexos, e alguns dos quebra-cabeças são frustrantemente obtusos. Mas também não existem muitos jogos como o Luigi’s Mansion 3, que vale a pena conferir. Claro, existem muitos títulos que conseguem fazer com que uma arma pareça pesada em suas mãos ou acrescentam uma sensação de fisicalidade ao balançar um machado, mas a Mansão 3 de Luigi leva essa idéia em uma direção diferente, colocando o mesmo nível de cuidado e detalhes. Um jogo sobre um encanador desajeitado e aterrorizado.